segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Minas Gerais


























Belo Horizonte

Após uma noite de viagem, chegamos em BH. Ficamos no tradicional hotel Financial, no 18º andar, no centro da cidade. Tínhamos uma vista que nos dava uma bela dimensão da grandeza de Belo Horizonte.
Fomos ao Mercado Central, compramos algumas "especiarias" como cachaças (claro!), rapé e fumo de rolo.

Fomos documentar o trabalho de um grupo chamado "Meninas de Sinhá". Trata-se de um grupo de senhoras (com mais de 60 anos) que ao observar que as outras senhoras, que freqüentavam o posto de saúde, de sua comunidade (um bairro popular na periferia de BH), tomavam muitos anti-depressivos. Perceberam que a maior parte daquelas mulheres sofriam, antes de tudo, de solidão.
Fundaram o grupo musical, para recuperar a auto-estima dessas mulheres. Trabalham com o resgate de antigas cantigas de roda da região, chegando a se apresentarem em diversas cidades do Brasil, inclusive, no nosso Percpam.
A alegria e o astral dessas mulheres é, realmente, contagiante.

Em relação ao evento, em si, passamos por duas universidades. Na federal, onde, durante um dos debates, podemos presenciar a richa política, entre o DCE local e a UNE. E na PUC, onde, até o momento, foi a que ofereceu uma melhor estrutura e público, nos debates e atividades culturais. O evento terminou com um show de um cantor e compositor mineiro, de bastante prestígio, chamado Maurício Tizumba.
A noite eu e o amigo Davi, tomamos um razoável "goró". No outro dia, de manhã, partimos p Sampa.

2 comentários:

Unknown disse...

Good good good......

Unknown disse...

"quem te conhece, não esquece jamais ..."